Eu adoro mood boards! É uma das partes mais divertidas de todo o processo criativo, são uma fonte de inspiração e de novas ideias.
Hoje decidi falar mais sobre este conceito de mood board com o qual, curiosamente, algumas pessoas não estão familiarizadas.
Já lhe ouvi chamar tantas coisas: mood board, inspiration board, vision board… em português talvez a melhor definição seja quadro de inspiração, embora a maior parte dos criativos continue a preferir usar o estrangeirismo mood board.
Por definição um mood board é um conjunto de imagens, materiais, pedaços de tecido, etc., utilizados para definir ou projectar um estilo ou conceito particular.
No fundo, um mood board não é mais do que uma combinação de imagens de inspiração que, juntas, definem uma visão muito precisa da estética que querem dar ao vosso projecto. Servem não só para uso próprio como também para garantir que todas as pessoas que trabalham no mesmo projecto estão alinhadas e em sintonia!
Os mood boards podem ser criados digitalmente com imagens que representem a vossa intenção, mas também com objectos físicos como pedaços de materiais, um objecto de que gostem, um recorte de uma revista com um tipo de letra ou uma imagem que vos chame a atenção! Digital ou fisicamente, o importante é que consigam reunir o que melhor representa o que têm em mente. E nem sempre é fácil passar uma visão exacta do que pretendemos, mas acreditem que um mood board poderá fazer esse trabalho com distinção!
Os mood board poderão ser usados quando fazem um rebranding da vossa marca, quando re-decoram a vossa sala de estar ou em projectos de arquitectura!
A título de exemplo, o rebranding da Terra foi feito com base neste mood board:
Mas poderão também usá-los para criar uma visão geral para o dia do vosso casamento!
Para que serve criar um mood board para o vosso casamento?
E se vos disser que esta é a melhor maneira de definirem a estética que querem dar ao vosso casamento, o estilo, as cores… e que este mood board vos poderá ajudar em escolhas tão simples como a cor dos guardanapos, a organização das mesas ou a fonte dos vossos convites?
Se à partida definirem exactamente o ambiente, as cores e outros aspectos, recorrendo a algumas imagens de inspiração, será muito mais fácil que todos os fornecedores entrem dentro do mood do vosso casamento e tenham uma visão mais clara do que pretendem para o vosso dia!
E o que acontece quando estamos todos alinhados e em sintonia? Todos estaremos empenhados em dar o nosso melhor tendo o vosso mood board como linha condutora e o vosso casamento de sonho torna-se possível!
O vosso mood board poderá incluir imagens de inspiração de espaços, de vestidos de noiva, de flores entre tantos outros aspectos que irão fazer parte do vosso dia.
O mood board força-nos a seleccionar as imagens que melhor representam o nosso estilo ou visão por isso certifiquem-se de que incluem aspectos como:
. ambientes e decoração (espaços, elementos, objectos)
. estacionário
. detalhes de noiva (cabelo, vestido, bouquet)
. detalhes de noivo (fato, boutonniere, sapatos)
. cores e texturas
Esta é uma das minhas partes preferidas de qualquer projecto criativo, por isso, se precisarem de ajuda com o mood board para o vosso casamento, estou por aqui!
E não se esqueçam de se divertirem no processo!
Feliz “mood boarding”!