6 DICAS PARA PLANEAREM UMA SESSÃO DE FAMÍLIA NAS FÉRIAS | SHANNON + CARLOS

Muitas das famílias que conhecemos e fotografamos viajam com alguma regularidade e isso levou-nos a pensar em como poderíamos ajudar-vos a criar memórias incríveis dessas viagens.

Há viagens que merecem mais do que selfies e fotografias em que um dos membros fica sempre esquecido atrás da maquina.

Depois de conhecerem qual o vosso destino, porque não planearem uma sessão fotográfica em família?

Estas são as nossas dicas para vos tornar o trabalho ainda mais fácil:

alfama-lisbon-family-photogapher-terra-fotografia-PT.jpg


1. Encontrar o vosso fotógrafo

Uma das melhores formas de encontrarem um fotógrafo local, que registe os vossos momentos, e cujo portfolio vá de encontro ao vosso gosto e expectativas, é procurarem no instagram.

Algumas hashtags poderão ajudar-vos a encontrar um fotógrafo exactamente no sítio onde estarão de férias e isso fará não só com que os custos de deslocação sejam mais reduzidos ou inexistentes, mas também vos dará a oportunidade de passar algum tempo com um local que conhece bem os lugares mais incríveis que poderão ser o cenário perfeito para a vossa sessão!

Poderão também encontrar um fotógrafo incrível através da Flytographer!

Mais do que uma empresa a prestar um serviço, a Flytographer é uma comunidade, uma família de fotógrafos experientes, profissionais e talentosos que vos mostrarão os melhores lugares, vos levarão a sítios que de outra forma não conheceriam e vos darão as melhores dicas de onde e quando fotografar!


2. Escolher o lugar da vossa sessão

Muitas pessoas viajam já com um itinerário definido e sabem exactamente qual o lugar onde gostariam de fazer a sessão! Caso não façam a mínima ideia o vosso fotógrafo será a pessoa ideal para vos indicar alguns lugares!

No nosso caso pedimos que nos dêem alguma ideia do mood que pretendem dar à sessão para podermos sugerir alguns lugares. E por mood entenda-se se preferem um ambiente mais urbano, um edifício mais emblemático, um parque bonito da cidade ou uma praia deserta.

Esta é a vantagem de trabalharem com um fotógrafo local, eles saberão melhor que ninguém qual a melhor hora para fotografar em determinados sítios, quais os lugares super populares a evitar, entre outros aspectos que poderão condicionar a vossa sessão.


3. Sejam flexíveis

Entendam o vosso plano apenas como uma guia e mantenham a mente aberta a alterações de última hora porque elas podem acontecer. Sobretudo devido a condições adversas, muitas vezes o horário, o dia e até mesmo o lugar da sessão poderá ser alterado.

A verdade é que criarem um plano demasiado fechado e inflexível poderá impedir-vos de criar verdadeira magia!


4. O tempo

Apesar das condições atmosféricas terem de ser sempre consideradas, não deixem que elas vos impeçam de aproveitar este momento.

Uma tempestade poderá ser o pior cenário de sempre, mas uma chuva leve nem sempre é impeditivo para fazer uma sessão! Os céus cinzentos dão uma dimensão, intensidade e dramatismo à fotografia que nenhum céu azul dará. E poderão sempre considerar usar chapéus de chuva que, quanto a nós, são acessórios que podem dar um toque divertido à vossa sessão!

Deixem-nos confessar: os dias cinzentos são os nossos preferidos para fotografar! Pela luz, pela atmosfera, por termos os lugares mais sossegados ou vazios… enfim. O truque é estarem preparados e confiarem no profissional que vos acompanha!


5. O que vestir e calçar

Considerar o lugar onde vão fotografar na escolha do que vão vestir e calçar é um ponto a vosso favor.

Se o lugar é muito colorido, como um bairro antigo cheio de azulejos e portas velhas, escolham um outfit mais neutro e de cores lisas, se vão fotografar nas montanhas ou no meio de floresta talvez possam escolher uma roupa com cores mais fortes para se destacarem. Procurem que haja harmonia no conjunto, enquanto família, para que nenhum sobressaia.

O vestuário deverá também adequar-se à estação! Não queriam passar a vossa sessão com frio porque sobretudo nos mais pequenos, sempre que estão desconfortáveis, isso transparece e faz com que fiquem menos cooperativos.

Em relação ao calçado, sempre confortável! Mas claro que se fotografarem num local plano, sem condições atmosféricas adversas e com um pavimento adequado, poderão trazer os vossos saltos altos e deslumbrar!

Mas lembrem-se, conforto é a palavra chave!


6 - Divirtam-se!

Sabemos bem que uma sessão poderá ser um momento de stress e desconforto mas vejam-na como pequenos momentos que ficarão guardados para sempre, numa espécie de cápsula do tempo transversal à passagem dos dias, dos meses, dos anos.

Os momentos que passamos com aqueles de que mais gostamos são dignos de registo e lembrem-se sempre: há viagens que merecem muito mais do que selfies e um bom conjunto de fotografias é o melhor souvenir! Quem é que quer voltar a casa com mais tralha atrás?


E a última dica, vejam-na como um bónus!

Aproveitem para fazer algumas fotografias de casal, sem os miúdos. Ele pode nem sempre ser o mais entusiasmado para fazer a sessão mas prometemos que vão valorizá-las para sempre!

Nunca ninguém se arrependerá de ter fotografias a mais com a cara metade!

Inspirem-se com esta sessão, directamente do Canadá para as ruas de Alfama, dá para resistir a esta família mais querida?